PF mira esquema de contrabando de cigarros eletrônicos em seis municípios de MT
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Seis municípios de MT são alvos de operação contra contrabando de cigarros eletrônicos
A Receita Federal e a Polícia Federal cumpriram seis operações simultâneas contra um esquema de contrabando e distribuição de cigarros eletrônicos nos municípios de Mirassol D’Oeste, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, nesta quarta-feira (22).
Segundo a PF, foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva, bloqueio de bens e valores pertencentes aos investigados que atuavam no núcleo logístico e financeiro do esquema. Uma quinta pessoa investigada está foragida.
As investigações apontaram para uma rede de importação, transporte e distribuição dos cigarros, que tem a comercialização proibida no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Além disso, foram encontrados indícios de uso de criptomoedas para esconder dinheiro e repasses a uma facção criminosa em troca da permissão para a venda dos produtos.
Durante as investigações, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos, produtos contrabandeados e outros materiais relevantes para a continuidade das investigações.
Investigações apontaram uma rede de importação, transporte e distribuição dos cigarros, que tem a comercialização proibida no Brasil.
Reprodução
Leia também:
Proibidos e viciantes: o que tem dentro dos cigarros eletrônicos vendidos ilegalmente no Brasil?
Uso de vape entre adolescentes aumenta risco de tabagismo em 30 vezes, diz estudo
43 dias na UTI por causa de vapes: usuário critica e diz ser contra venda no Brasil