VÍDEO: vira-lata brinca de 'pega-pega' com capivara em parque de Cuiabá
09/10/2025
(Foto: Reprodução) VÍDEO: vira-lata brinca de 'pega-pega' com capivara em parque de Cuiabá
Um vira-lata tirou a paciência de uma capivara no Parque Tia Nair, em Cuiabá, na última terça-feira (7). Após uma sequência de "chamados — latidos", o animal silvestre passou a correr atrás do cachorro, que achou divertido, como se brincassem de 'pega-pega' (assista acima).
Ao g1, o engenheiro Heliomar Mota, de 36 anos, contou que registrou o momento enquanto fazia sua corrida matinal no parque. A cena chamou atenção de quem frequentava o local e, segundo ele, arrancou boas gargalhadas.
"Ele encheu o saco da capivara, e ela foi atrás dele. Teve uma hora que ficamos na dúvida se a capivara queria apenas brincar ou se estava com maldade, porque estava toda arrepiada", contou.
Heliomar disse ainda que o vira-lata é visto com frequência no parque e sempre corre atrás de quem faz corrida na pista, mas sempre em tom de brincadeira.
A bióloga Lorena Castilho explicou que o comportamento da capivara, neste caso, era de expulsar o cachorro da casa dela.
"Se ela quisesse morder, poderia ter machucado bastante o cachorro. Eu acredito que a intenção dela era de tocar cachorro, de tirar ele da casa dela", disse.
Pelas imagens, Castilho disse que aparentemente o cachorro já está habituado a correr da capivara. Mas se tivesse filhotes no local, a história seria outra.
LEIA MAIS:
'Faixa da fama': capivaras são homenageadas com patinhas desenhadas em travessia de pedestres em Cuiabá
Capivaras podem ficar 'loiras' por exposição ao sol e calor extremo em Cuiabá; entenda
VÍDEO: capivara atravessa lago cheio de jacarés no Pantanal de MT
Capivaras
A capivara é o maior roedor vegetariano do mundo, um animal adulto pode pesar 70 kg. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não possui cauda. O macho pode ser identificado por uma glândula sebácea, localizada no focinho.
A capivara se alimenta de capins e ervas comuns em várzeas e alagados. A espécie possui hábitos semiaquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas. Ela se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Por isso, a capivara pode permanecer submersa por alguns minutos.
Vira-lata brinca de 'pega-pega' com capivara em parque de Cuiabá
Reprodução