Avião apreendido por transporte drogas é furtado e desaparece em MT
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Seis suspeitos foram presos e um avião apreendido durante uma operação da polícia
Secom/ MT
Um avião que estava sob investigação da Polícia Militar desapareceu, nesta terça-feira (14), próximo à cidade de Juara, a 650 km de Cuiabá. O avião foi apreendido no dia 31 de agosto por transportar um tablete de cloridrato de cocaína, três armas de fogo de cano longo, munição, equipamentos de radiocomunicação e dinheiro estrangeiro.
O furto foi descoberto após a equipe da Guarda Permanente da Polícia Militar ir até a Fazenda Piquiri, a 45 km de Juara, para fotografar a aeronave e anexar as imagens em um pedido de cautela judicial. Porém, ao chegarem na fazenda, ele não foi encontrado, constatando o furto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Segundo a Polícia Militar, o avião estava na Fazenda por falta de recursos para levá-lo até a cidade. O proprietário relatou que um dos funcionários confirmou ter visto a aeronave na tarde anterior antes de sair para o campo, mas, quando voltou, o avião não estava mais no local.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O caso
A aeronave foi apreendida e, à época, seis pessoas foram presas por suspeita de tráfico internacional de drogas no dia 31 de agosto em Juara. A ação foi realizada após o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), identificar uma pista clandestina de pouso de aeronaves na área rural, que estava senda utilizada para carregamento de drogas na Bolívia.
Durante a operação, foram identificadas a pista clandestina, a aeronave monomotora e uma caminhonete. No local, foram apreendidos seis suspeitos, quatro brasileiros e dois bolivianos. Um dos suspeitos já possuía um mandado de prisão expedido na Bolívia. Foram apreendidos também três armas de cano longo, munições, moedas estrangeiras, equipamentos de radiocomunicação e internet, além de 200 litros de combustível. A ação resultou em um prejuízo de R$ 750 mil às facções criminosas.
Os suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Juara . O caso do tráfico internacional de drogas e do furto da aeronave seguem sendo investigados.