Sistema ‘Pare e Siga’ é implantado em trecho do Portão do Inferno em MT nesta segunda (2); veja horários
02/12/2024
A rodovia também ficará funcionando em sistema de pare e siga até 18 de dezembro. Região do Portão do Inferno, na estrada para Chapada dos Guimarães.
Sinfra-MT/Reprodução
O sistema “Pare e Siga” foi adotado, nesta segunda-feira (2), na MT-251, na região do Portão do Inferno, em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. A interdição, prevista para até o dia 18 de dezembro, ocorre das 7h30 às 16h30.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura de Logística (Sinfra) informou que o motivo da interrupção é a instalação de uma barreira para dar prosseguimento às obras de retaludamento na região.
Nesta segunda-feira (2), a previão é que seja instalada uma barreira dinâmica por meio de tela de contenção para encobrir parte do morro e evitar deslizamento de pedras e rochas.
🚗Rotas alternativas
A Sinfra relatou que duas rotas alternativas estarão disponíveis para quem precisar fazer o deslocamento entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães durante os períodos de fechamento da rodovia.
A primeira delas é o caminho que sai de Cuiabá até Campo Verde, passando pela BR-163/364/070 e depois de Campo Verde até Chapada dos Guimarães pela MT-251.
A outra rota é seguir pela MT-251 até a rotatória com a MT-351, a estrada que dá acesso ao Lago de Manso. A partir de então, é preciso seguir por 49 km até a MT-246, que dá acesso ao Distrito de Água Fria. Chegando ao distrito, é preciso seguir pela MT-020 até Chapada dos Guimarães.
Obras de retaludamento na região do Portão do Inferno
Sinfra-MT
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Um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, Wilian Lopes, explicou que retaludamento consiste na retirada do maciço rochoso na curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes, que funcionam como degraus para impedir os deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje no local.
Segundo ele, o projeto prevê um novo traçado para a rodovia no km 46, que é considerado um dos pontos mais críticos do trecho.
De acordo com Willian, com esse novo traçado, os motoristas que passarem pela curva estarão mais seguros.