VÍDEO: bebê jaguatirica é flagrado perdido até chegada da mãe em estrada no Pantanal de MT
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Bebê jaguatirica é flagrado perdido até chegada da mãe em estrada no Pantanal de MT
Um filhote de jaguatirica de aproximadamente um mês foi flagrado perdido à noite até a chegada da mãe dele na estrada de Porto Jofre, em Poconé, a 104 km de Cuiabá. O momento foi gravado por Abigail Martins, de 35 anos, diretora do Projeto Jaguar ID. (Veja vídeo acima).
"Se eu pudesse escolher apenas um encontro em todos os meus 13 anos dirigindo nessas estradas no Pantanal, eu escolheria esse, de novo e de novo", contou ela.
Ao g1, Abigail disse que chorou ao perceber que era um filhote de jaguatirica.
"Acho que a luz forte do carro assustou ele, então eu desliguei a luz alta e observei. Até que a mãe dele apareceu. Eu nunca vi eles assim antes", afirmou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Desde que saiu de Nova York para Mato Grosso, Abigail disse que nunca havia tido um encontro como esse antes. Ela conta que se apaixonou pelo Pantanal após passar três noites na mata quando veio como turista, e depois buscou voltar mais vezes como voluntária, até que fundou o Projeto Jaguar ID e se tornou parte do Pantanal.
"Tudo que acontece no Pantanal afeta outros biomas. Eu me apaixonei por esse lugar, porque não existe nada assim em nenhum outro lugar do mundo".
Em relação ao trabalho, Abigail revela que sua inspiração diária é trazer voz aos animais e defendê-los das inúmeras ameaças, como desmatamento, fogo e caça.
LEIA MAIS:
Terra da onça-pintada: conheça centro de educação ambiental inaugurado em MT
VÍDEO: turista flagra onça-pintada dentro de rio saltando no ar no Pantanal de MT
'Medrosa': entenda origem do nome da onça famosa por caçar jacarés no Pantanal de MT
Bebê jaguatirica é flagrado perdido até chegada da mãe em estrada no Pantanal de MT
Abbie Martins
🐆Jaguar ID
O projeto fundado por Abigail acompanha a vida de mais de 400 animais em um dos maiores refúgios de onças selvagens do mundo, chamado de 'Parque Estadual Encontro das Águas', localizado no encontro dos rios Cuiabá e Piquiri, na região de Porto Jofre, entre Poconé e Barão de Melgaço, municípios a 104 e 121 km da capital cuiabana.
O monitoramento segue a metodologia não invasiva e observa o comportamento dos felinos por meio de câmeras escondidas pela mata, além da visitação direta.
Em julho deste ano, o Centro de Educação Ambiental Terra da Onça-Pintada foi inaugurado no local. O objetivo é estimular a consciência ecológica, aproximar a população das questões ambientais e valorizar a importância da onça-pintada como símbolo da biodiversidade da região.