VÍDEO: pássaros silvestres sobrevoam prefeitura e pousam em fiação após poda de árvores em MT
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Pássaros silvestres 'estranham' podas de árvores ao redor de prefeitura de MT
Um bando de pássaros silvestres chamou atenção dos moradores de Sinop, a 503 km de Cuiabá, na tarde de terça-feira (21). Isso porque a prefeitura do município fez a poda das árvores em que essas aves pousavam. Com isso, os animais 'estranharam' a perda da proteção nesse ambiente e sobrevoaram o local, chegando a pousar na fiação diante da prefeitura (assista momento acima).
A administração pública informou, em nota, que realizou o manejo nas copas das árvores para evitar a transmissão de doenças por meio das fezes das aves, que se concentravam no local há meses.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Toda a ação contou com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ancorada em parecer técnico da Vigilância Epidemiológica e Departamento de Biologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Ao g1, o professor, pesquisador e biólogo da UFMT, Romildo Gonçalves, explicou que esse comportamento das aves é normal e o estranhamento é devido ao impacto de não terem mais aquele ambiente de proteção que estavam acostumadas.
"Foi um impacto. As aves chegaram para repousar como faziam rotineiramente e, ao se depararem com a árvore podada, com falta dos galhos, elas pousaram na fiação. Isso foi um impacto, porque não acharam o ambiente delas e depois se dispersaram", disse.
O professor ressaltou que a legislação ambiental assegura esse manejo e controle de animais silvestres em perímetro urbano. Ele destacou dois fatores neste caso.
"Há vários fatores, mas eu pontuo dois. Primeiro, são aves silvestres que pousam nessas árvores na cidade porque acharam um ambiente próprio para proteção noturna. Então, quando as árvores estão frondosas, as aves aproveitam para dormir e se proteger da chuva e de predadores. Por outro lado, a poda é uma medida normal no período da estiagem como processo de manejo. Outra é evitar que debaixo das árvores, os carros estacionem e os pássaros defequem neles", explicou.
A prefeitura destacou que após o ressecamento dessas fezes acontece "a liberação de um fungo que, quando inalado, podem desencadear lesões de pele e outras formas sistêmicas de imunossupressões como, meningite, meningocefalite, pneumonia, quadro gripal com evolução para síndrome respiratória aguda grave, diarreia ou, ainda, chegando a ser letal quando inalado por pessoas com comorbidades imunológicas, a exemplo de pessoas portadoras do vírus HIV".
Gonçalves disse ainda que as árvores podadas voltarão a florescer com o tempo. "Tudo é uma questão de manejo. Claro que essas árvores vão florescer de novo. As aves vão sentir o impacto e vão sobrevoar a fiação, e quando anoitecer vão procurar outro lugar".
Pássaros 'estranham' podas de árvores em frente a prefeitura de MT
Arquivo pessoal